Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

0°/0°

Notícias


1.ª reunião de divulgação da AIGP “Área Piloto de Monchique”

30 de janeiro de 2023

1.ª reunião de divulgação da AIGP “Área Piloto de Monchique”

  Irá decorrer no dia 3 de fevereiro, pelas 18h00, no Auditório da Escola Manuel do Nascimento em Monchique, a 1.ª reunião de divulgação da AIGP “Área Piloto de Monchique”.   Esta AIGP abrange o núcleo urbano da vila de Monchique, a área das Caldas de Monchique, e estão ainda incluídas algumas povoações, como a povoação de Alcaria do Peso, Peso, Cabeça de Águia, Mata Porcas, Pomar Velho, Vale, Ceiceira, Meia Viana, Ginjeira e Barranco do Banho, ocupando uma mancha contínua de cerca de 1217,95 hectares. Visa uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.   A AIGP “Área Piloto de Monchique” decorre do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem de Monchique e Silves (PRGP SMS), de acordo com o estipulado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 50/2020 de 24 de junho, tendo previsto um financiamento total de 6.400.000€, para os anos 2020 a 2039, resultantes do PDR2020 e do Fundo Ambiental, numa perspetiva multifundos.   Nesta área serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e à remuneração dos serviços dos ecossistemas.   Desta forma convida-se todos os interessados com terrenos integrados na AIGP, bem como outros grupos organizados e instituições com interesse no desenvolvimento rural, agrícola e florestal da área de intervenção, a participarem na sessão onde serão apresentadas mais informações sobre este programa, bem como se irá iniciar o processo tendente à constituição da futura entidade gestora. A entrada é livre. Participe!

Exposição de Pintura “Stela Barreto e Franco Charais”

26 de janeiro de 2023

Exposição de Pintura “Stela Barreto e Franco Charais”

  Dando continuidade ao plano de dinamização da Galeria de Sto António, será inaugurada, no próximo dia 27 de janeiro, às 16h00, a Exposição de Pintura “Stela Barreto e Franco Charais”. Patente até 2 de março, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, esta exposição reúne obras de dois pintores com estilos diferentes, um de construção abstrata e imaginário onírico, outro inspirado nas pinturas rupestres.   Simultaneamente será apresentado pelo Dr. António Baptista Lopes, o livro de Franco Charais "Biografia de um Militar ". O livro, através de um diálogo do editor e o escritor, relata as principais atividades do Tenente General Franco Charais, até aos dias de hoje, nomeadamente o seu importante desempenho, na criação da Segunda República .

Ministro da Saúde visita Monchique

23 de janeiro de 2023

Ministro da Saúde visita Monchique

  O Executivo Municipal recebeu hoje a visita do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, se fez acompanhar pelo Presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado, numa receção nos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita ao centro de saúde, onde conheceram as instalações e interagiram com os profissionais de saúde e utentes.   Esta visita surgiu no seguimento do pedido de “reunião urgente” por parte do Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves, relativamente ao agravamento da situação dos serviços de saúde de proximidade no concelho, invocando a urgência sobre o estado do SNS, de forma a garantir respostas de qualidade à população utente.   O presidente desta edilidade reforçou a preocupação com a prestação deste serviço, e mostrou a total disponibilidade para que, conjuntamente, se possam encontrar as melhores soluções para garantir o propósito do SNS. O Ministro da Saúde iniciou as visitas oficiais em Monchique e vai hoje percorrer todos os concelhos do Algarve, no âmbito da iniciativa "Saúde Aberta" que visa identificar necessidades nas unidades do SNS do país.   Recorde-se, ainda, que está em fase de discussão pública o PROJETO DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO À FIXAÇÃO DE MÉDICOS NO CONCELHO DE MONCHIQUE, até ao dia 14 de fevereiro. Esta proposta visa reforçar o empenhamento do município na procura de melhores soluções para Monchique, face ao cenário atual de incapacidade dos serviços de saúde na renovação do quadro médico perante uma população envelhecida num concelho marcado pela periferia e problemática de interioridade.

Ver Galeria


01_Es-preguicoso
Saúde Mental (1 fotos)
Bandeira
Informações à Comunidade - Romeno (9 fotos)
bandeira
Informações à Comunidade - Francês (9 fotos)
Bandeira
Informações à Comunidade - Espanhol (9 fotos)
Multimedia

CONTACTOS

Telefone:
Email:
Morada: