Site Autárquico - Câmara Municipal de Monchique

0°/0°

Árvores Centenárias

Em Portugal existe um valioso e incalculável património de árvores "monumentais", muitas delas multisseculares ou mesmo milenares. Na Vila de Monchique podemos encontrar algumas que foram classificadas como sendo de interesse público. Pela sua idade e porte, estas árvores são estritamente protegidas.


Plátanos “Platanus Hibrida Brot”

Espécie monóica de folha caduca. Folhas alternas, com pecíolos grossos. Flores unissexuais. Está situado no Barranco dos Pisões a cerca de 3 km Norte da vila de Monchique. É uma árvore de grande porte que ultrapassa os 35 metros de altura.
Vulgarmente utilizado como ornamento em parques, jardins e avenidas, também este plátano foi aproveitado como ornamento do parque de merendas que aqui se encontra.
Esta árvore centenária foi classificada como sendo interesse público em 08-05-1947.


Magnólia “Grandiflora L.”

Árvore de folha persistente. Folhas inteiras. Flores nas extremidades dos ramos, inicialmente cónicas depois cupuliformes.
Este exemplar, que se julga ser o maior do Continente Europeu, está situado junto ao Convento de Nª Srª do Desterro. Pensa-se que tenha sido trazido da Índia pelo fundador do Mosteiro, que data de 1631.

 
Araucária “Heterophylla”

Espécie diótica. Árvore de folha persistente. Ramos horizontais algo pendentes. Folhas ovadas a triangulares, grossas e coriáceas.
É uma árvore de grande porte, muito resistente ao vento e à salinidade, originária da pequena ilha de Norfolk na Austrália.
As duas Araucárias centenárias da vila de Monchique, situam-se na Quinta do Viador com altura total: 40.00 m; diâmetro médio da copa: 16,50 m.; classificação em 14-08-1993 e na Quinta da Vila, com altura total: 34.00 m; diâmetro médio da copa: 18,50 m; alvo de classificação em 14-08-1993.
Em Fevereiro de 1941 um ciclone partiu as flechas destas duas árvores. Presentemente já possuem uma segunda flecha.

- Carvalho “Quercus Canariensis Willd”

Árvore até 30 metros, de copa ampla. Raminhos densamente lanosos. Folhas até 18 cm, marcescentes, sinuadocrenadas ou lobadas.
Esta espécie formou em tempos a cobertura arbórea original da serra. Actualmente a sua distribuição é muito mais reduzida ocorrendo sobretudo através de árvores isoladas.
A serra de Monchique constitui o único local onde a espécie ocorre no país.